O Galo escolhe onde quer jogar
Por: Betinho Marques
Assombrosos os números da torcida do Atlético no ainda corrente quadrimestre do ano. Novidade? Não! Então porque falar das redundâncias? Sem delongas, alguns números! Faremos uma sequência de textos analisando melhor os números acima, por enquanto, nesta apresentação, alerta-se para:
- Empolgação com o retorno ao Mineirão
- Campeonato mineiro vale R$12,00, no máximo por pessoa
- Libertadores tem valor de mercado e o ticket médio superior a R$30,00
- Número de crianças levadas pela lei de gratuidade nos dois estádios (diferença gigantesca)
- Média de público nos dois equipamentos
- Média de Lucro no Mineirão x Independência
Os números da torcida que roda roleta
- 323.281 torcedores em 12 partidas como mandante no ano;
- Renda Bruta em 12 jogos – R$6.581.091,00;
- Renda Líquida(Lucro) em 12 jogos – R$3.345.822,15;
- 26.940 – Média de público geral no ano 7 jogos no Indepa e 5 jogos no Mineirão;
- Ticket médio do Galo no Ano: R$20,36 em 12 jogos (até a semifinal contra o Boa);
Os números Independência x Mineirão
- 108.761 torcedores no Indepa em 7 jogos X 214.520 torcedores no Mineirão em 5 jogos;
- 15.537 – Média de público no Horto em 7 jogos x 42.904 – Média de público no Mineirão em 5 jogos;
- Ticket Médio Galo no Indepa: R$20,57 x Ticket Médio Galo no Mineirão: R$20,25;
- Ticket Médio Galo no Indepa – Libertadores: R$37,29 x Ticket Médio Galo no Mineirão – Libertadores: R$33,26;
- Ticket Médio Galo no Indepa Mineiro: R$9,03 x Ticket Médio Galo no Mineirão Mineiro: R$11,58;
- Renda Líquida Indepa no ano (lucro em 7 jogos): R$1.638.266,20 x Renda Líquida Mineirão no ano (lucro) 5 jogos – R$1.707.555,95.
- Renda Líquida(lucro) Indepa Libertadores (2 jogos): R$1.332.552,82 = 81% do lucro no ano no Horto x Renda Líquida Mineirão Libertadores (2 jogos): R$1.511.005,00 = 88,5% do lucro no ano no Mineirão.
- Renda Líquida(lucro) Mineiro (5 jogos): R$305.713,38 = 19% do lucro no Horto x R$196.550,95 =11,5% do lucro no Mineirão.
- Lucro médio do Galo por jogo no Horto – R$234.038,03 x Lucro médio do Galo por jogo no Mineirão – R$341.511,19.
- Crianças levadas pela lei da gratuidade(municipal) aos jogos no Indepa – 252 crianças em 7 jogos x Crianças levadas pela lei da gratuidade(municipal)ao Mineirão 21.469 crianças em 5 jogos.
Há jogos para Independência, há jogos para Mineirão
Observação1: números obscuros aos documentos oficiais, apesar das controvérsias não foram considerados neste documento.
Observação2: o último jogo do Atlético no Mineirão teve um público absurdo de 44.981, uma renda de R$436.456,00, e um “lucro” patético de R$6.577,97(1,51%). Aí, talvez muitos se assustem, mas o Mineirão é feito para públicos grandes e valor de jogo superior a R$25,00 por cabeça. Ticket baixo e pouco apelo é Independência
Observação3: Independência na Libertadores leva menos público, menos criança, cobra mais pelo ticket e rendeu lucro menor. Hora do Gigante!
Públicos baixos = Indepa
Público médio e ticket médio baixo (inferior a R$15,00) = Indepa
Ticket igual ou acima de R$15,00 com apelo grande = escolher entre 22.000 no Indepa ou 46.500 no Mineirão
Público alto(superior a 32.000 pessoas) e ticket superior a R$30,00 por cabeça = Mineirão
Levar muitas crianças ou popularizar = Mineirão
Ainda antes de conclusões, deve-se considerar o investimento em fidelidade da torcida, família, crianças e perpetuação da marca. Coisas que são mais difíceis de mensurar em “lucro”, mas que são investimentos. Portanto, sem considerar contratos anteriores da PPP do Mineirão ou a parceria Atlético x BWA, deve-se avaliar a estratégia do momento da equipe, os custos e colocar no papel. Não é um simples opinar, é ter uma linha de pensamento que justifique a escolha. Há jogos para “Salão de Festas”, há jogos para o “Horto”, cabe fazer contas e ir além em alguns casos.
Numa simulação matemática para um ticket de R$25,00 nos dois estádios, a inferência é que 22.000 pessoas no Independência = 32.200 pessoas no Mineirão. Ou seja, se a estratégia for levar mais gente, para um ticket de campeonato brasileiro, esta é uma equivalência a se pensar. A partir de um apelo superior 32.201 pessoas, é lucro levar ao Gigante, se o efeito considerado for matemático e não psicológico.
Analisando o “espelho” da bilheteria no ano, é possível tirar o empirismo e entender que há neste documento dados que permitem escolher jogos para cada tamanho. Não precisa induzir nada, até porque são dados estatísticos. Por fim, a análise deste, precisa entender contextos e os momentos das “bolsas de valores”. O assunto não se esgota, se alimenta de bons diálogos e visões.