Quem é Matías Zaracho e ele será o “camisa 10” que a massa espera?

Foto: Getty Images

 

 

Hugo Fralodeo
12/10/2020 – 17h03
Clique e siga nosso Instagram
Clique e siga nosso Twitter
Clique e siga nosso YouTube

Clique e siga nosso Facebook

Técnica apurada, boa condução, passe qualificado, lançamentos precisos, bom arremate de média distância, drible, intensidade, dinâmica, capacidade de leitura de espaços e ainda de pressionar a perda. Essas características foram decoradas pelos atleticanos, e um só jogador que reunisse todos esses requisitos se tornou sonho de consumo para resolver os problemas do meio-campo do Atlético que sofre com desfalques por lesões e convocações. O escolhido atende por Matías Zaracho e já chega com a responsabilidade de ser o meia prometido da massa.

O enganche argentino de 22 anos, que conta com uma convocação e um jogo pela seleção principal da Argentina, além de ter sido campeão do pré-olímpico neste ano, surgiu no Racing e vinha sendo treinado por Sebastián Beccacece, que é grande amigo e foi homem de confiança de Samapaoli por anos, e que conseguiu elevar o potencial do meio-campista.

Por ter trabalhado e ser indicado por alguém que conhece o modelo de Sampaoli, Zaracho se credencia à rápida adaptação. Mas a pergunta ainda não foi respondida: ele é capaz de entregar o que Sampaoli e todos que aguardavam essa contratação esperam? É um jogador capaz de dar a fluidez e construir a facilidade para definir as jogadas que o Atlético precisa?

Zaracho é um jogador que se adapta às situações do jogo. Ele pode ser o cara que rasga as linhas adversárias com um bom passe ou lançamento ou o que se movimenta atacando a defesa e os espaços, para se descolar e infiltrar, o meio-campista de “chegada”. Com velocidade, condução e capacidade de drible curto, se vira bem contra marcações pesadas e carrega alguns jogadores com essa qualidade, abrindo espaços e clareando jogadas. É efetivo na aproximação, sempre busca o lado da jogada e se apresenta para tabelas, percorrendo vários espaços no campo e ainda tem boa finalização. Isso tudo é facilitado pelo seu bom posicionamento e noção de espaço, sempre antevê as jogadas por gostar muito de se esconder entre as linhas e manter a cabeça erguida. É o cara que fica ali como quem não quer nada e, de repente, surge para definir uma jogada, seja com uma assistência, um 3º passe ou mesmo uma finalização Destaque ainda pela sua intensidade que garante muitos desarmes ainda no campo ofensivo.

Mapa de calor do Zaracho – SofaScore

Com todos esses atributos, Matías Zaracho promete ser uma boa peça de encaixe nas engrenagens do time de Samapoli. Já conhecendo os movimentos e com suas características, mas sempre levando em conta que novos jogadores podem precisar de um período de adaptação, ele pode ter seu jogo potencializado por um time organizado e que esperava esse jogador para entrar na rotação sem diminuir a qualidade de jogo.

Ficha técnica:
Federico Matías Javier Zaracho
Posição: Meio-campo ofensivo
Nacionalidade: Argentino
Idade: 22 anos
Alura: 1,71
Clubes: Racing-ARG (desde 2017)
91 jogos – 11 gols – 10 assistências
Números em 18/19 e 19/20
48 jogos (44 titular)
8 gols
5 assistências
40 passes decisivos
9 grandes chances criadas
71 chutes (33 no gol)
110 desarme