Eu acredito em Cazares, e você? – Por Tomaz Araújo

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

“Sempre falo para o Cazares que, pra mim, ele é jogador de Liverpool. Do nível do Coutinho se ele quiser. É um cara que eu admiro. Quero ver ele em time grande da Europa. Tem 26 anos, dá tempo ainda. Paulinho foi para o Barcelona mais velho. Todos nós temos que sonhar alto. Torço muito para o Cazares, quero ver ele jogando em time grande da Europa.”

Que o Luan do Galo é maluco, nós sabemos há muito tempo. Mas temos que concordar em sua afirmação acima sobre o talento de Cazares. Se fizermos um compilado dos domínios de bola, gol do meio de campo, dribles e assistências, dá um DVD bem bacana para impressionar os gringos. Depois de muitas reclamações da torcida e o famoso ciclo banco de reservas – bom jogo – titularidade – jogo ruim – banco de reservas, parece que finalmente Cazares deslanchou. E isso é imprescindível para nosso 2019.

Precisamos primeiramente entender a origem de Juanito. Apelar para o clichê “menino pobre que cresceu sem nada da vida” pode ser uma muleta para a formação do jogador. Mas acrescente à essa pobreza extrema o fato de ele ter perdido ambos os pais ainda criança. Desde que chegou ao Galo, Cazares passa suas férias em sua cidade natal, Quinindé, Equador, com população aproximada de 60 mil pessoas. Sempre que retorna ao interior, além de visitar os familiares posta no Instagram uma foto no túmulo de seus pais. Criado pela avó, futebol foi o que restou para o humilde atleta.

Saindo do nada para os prazeres que o futebol proporciona, Cazares perdeu-se com aquilo que nunca teve e o dinheiro trouxe. Em 2012 foi campeão e craque da Libertadores sub-20 conquistada pelo River Plate, mas seu comportamento extracampo rendeu uma dispensa do gigante argentino, parando no pequeno Banfield. Saiu do Banfield da Argentina onde recebia US$ 2 mil por mês para receber US$ 50 mil no Galo. Recentemente teve reajustes e renovação contratual. Com tanto dinheiro na conta e sem juízo algum, Cazares gastou naquilo que nunca teve: pipocam em suas redes sociais fotos de cachorros de raça, nudes com belas morenas se entupindo de Doritos e Coca Cola e a total falta de noção da responsabilidade de ser um jogador profissional. Talvez por isso demorou a ter uma sequência forte como titular.

Sua inconstância talvez seja o reflexo de como encara o futebol, uma grande e divertida pelada entre amigos. Mas analisando friamente Cazares, seus números no Galo são excelentes. Talvez a frustração inicial fosse exatamente por acharmos que o potencial não era atingido. Ledo engano. Cazares é diferenciado!

Em 2016 herdou a camisa 10 que era de Dátolo, e em seus 3 anos de clube já é o 2º maior artilheiro estrangeiro da história do Galo, atrás somente de Lucas Pratto. Em 2017 Cazares deu expressivas 17 assistências! Mais do que Ronaldinho conseguiu em seu melhor ano. Foi responsável por 1 em cada 5 passes para finalização no Brasileirão. Analisando o período desde sua chegada, encerrou a temporada como o 2º melhor garçom do Brasil, atrás apenas de Scarpa e empatado com Lucas Lima.

Em 2018 os números confirmam novamente: ele é decisivo. Pelo Brasileirão foram 8 gols, 6 assistências e 70 passes decisivos para finalização. O jogador cresceu sob a batuta de Levir e parece cada dia mais feliz com a função garçom e articulador.
Na atual temporada, Cazares começou voando. Em 6 jogos ele já soma 4 assistências e 2 gols. Mais participativo, Cazares vai sendo peça fundamental após o nascimento de seu filho Antuan. Orgulhoso, ele leva o bebê à Cidade do Galo, ao Independência e onde mais der na telha. Parece outro homem. Mas como disse Levir: “O filho transforma uma pessoa, é muito fácil disso acontecer. Não quero que ele (Cazares) se transforme, mas ele parece muito apegado, é realmente interessante. Pois o Cazares não é o tipo, assim… se eu fosse uma mulher, não seria o cara que eu gostaria de casar.”

Muita gente já perdeu a paciência com Juanito. Eu ainda acredito, afinal acreditar faz parte do mantra atleticano. E você, o que pensa sobre Cazares?

Por: Tomaz Araújo (@tomazaraujo13)

Sigam o Fala Galo nas redes:
falagalo.com.br
@falagalo13

9 comentários em “Eu acredito em Cazares, e você? – Por Tomaz Araújo

  • 22 de fevereiro de 2019 em 07:18
    Permalink

    Cazares é craque sim, mas descabeçado. Tenho observado a absurda diferença de desempenho dele entre os jogos de meio de semana e de final de semana desde que chegou ao Galo. Cazares é jogador de Quarta-feira. quando o jogo é terça, melhor ainda. Já aos domingos ele nao joga nada. Por isso a boa arrancada dele nesta temporada. Só tem jogado no meio de semana. Acho que chega o final de semana, a cabeça do garoto já está na cachaça. Se tomar jeito é dos melhores do mundo, sim.

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2019 em 07:27
    Permalink

    Cazares já provou sua importância ao time e seus números seriam melhores se os colegas tivessem uma pontaria melhor. Seria o caso de casares ser melhor aoroveitado defensivamente?
    Poderíamos ter um jogador apenas por 45 minutos. E Levir ao invés de pensar no Cazeres defensivamente, aproveita melhor o Elias, que tal?

    Resposta
    • 22 de fevereiro de 2019 em 10:43
      Permalink

      Cazares é o melhor 10 do Brasil hoje, nenhum outro clube tem um articulador de jogo melhor que ele. Mas o melhor jogador do GALO é LUAN indiscutível, o que esse cara marca, dá velocidade ao jogo, é incansável, Luan pra vc eu bato palmas.

      Resposta
  • 22 de fevereiro de 2019 em 07:49
    Permalink

    Joga muito…mas como falou, a melhor definição dele “estilo peladeiro” ainda toma muitas decisões erradas em campo, longe de ser um 10 que comanda, que organiza, que orquestra as ações do time. Suas jogadas dão um belo DVD, quem sabe tem um espaço na China ($$), lá o futebol ainda é estilo pelada….Saudações.

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2019 em 07:50
    Permalink

    Cazares é uma unanimidade quanto à sua técnica. Todos que o vêem jogando o aplaudem. Acredito que esse seja o último ano de Juani no Galo. A necessidade de fazer $ em vendas, aliada à boa fase, vai fazer dele o maior alvo das investidas, principalmente se o Galo ganhar mais de um título esse ano. Portanto, que a diretoria pelo menos consiga segurar o jogador até o fim do ano, para garantir a valorização e manter o time competitivo.

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2019 em 07:51
    Permalink

    Bom dia e otimo fim de semana! E claro que acredito no Cazares, e um craque diferencidado, so espero que fique bastante tempo no Galo, que va para Europa daqui uns cinco anos, depois de ajudar o Atletico a conquistar varios titulos!

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2019 em 08:18
    Permalink

    Do que tem por ai é um grande jogador e com o Levi não tem dado aqueles apagões. Acho que o time ficaria mais seguro com o meio de campo mais seguro, ao meu ver com Adilson e José Wellison, Elias por mais que eu tenha boa vontade não consigo ver produtividade nele para ser titular, não é volante, não é meia, só Deus e os tecnicos sabem o que ele é….ah, ele chega de surpresa…que função é essa?
    Ele, Fabio Santos, Patrick ( que até tem melhorado, mas é Patrick) e Chara, pra mim são os pontos fracos da equipe.

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2019 em 08:32
    Permalink

    Cazares quando quer jogar, Joga muito, sou só eu que penso que está na hora de Guga no lugar de Patrick, José Welison no Lugar de Elias, Jair ou Bolt no lugar de Luan ?!
    Esses estão muito abaixo, Elias uma má vontade de jogar, Patrick, um bom reserva, Luan já deu o que tinha que dá, como titular não dá, erra muito, toca muito de lado, até hj eu não sei qual é a posição do Luan em campo.

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2019 em 10:02
    Permalink

    Melhor camisa 10 hoje do BRASIL disparado.
    Espero que aumente contrato e valor da multa. Vai valorizar muito esse ano.
    Galoooo

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *