A grandeza de um clube vai além de títulos; mas sim, o Atlético tem títulos! - FalaGalo

A grandeza de um clube vai além de títulos; mas sim, o Atlético tem títulos!

 

Yasser de Souza Pereira
Do Fala Galo
13/01/2020 – 7h16
Clique e siga nosso Instagram
Clique e siga nosso Twitter
Clique e siga nosso YouTube

O Atlético é grande, gigante, um dos maiores clubes do mundo, onde jogou grandes jogadores do futebol mundial. E podemos citar aqui Reinaldo, Dadá, Cerezo, Luizinho, Guará, Eder Aleixo, Ronaldinho Gaúcho, entre outros vários e grandes nomes. Passou por aqui também um dos maiores treinadores da história do futebol, e para muitos o maior, o saudoso Telê Santana. Nomes de peso, que já credenciam a grandeza do nosso Atlético.

O Clube Atlético Mineiro, fundado em 1908, teve como seu primeiro cofre uma caixinha de remédio. Passaram-se quase 112 anos e, hoje, o Atlético é um clube com diversos patrimônios espalhados pela capital mineira e região metropolitana, incluindo o maior e mais moderno centro de treinamento do futebol brasileiro, além de um estádio que, em breve, começará a ser construído. Mas o maior patrimônio do Atlético é a sua torcida, a MASSA, que é apaixonada e nunca, jamais, abandonará o time.

O esporte vai além do seu alto rendimento. Ele é o que é por tudo aquilo que o envolve, pela sua ação transformadora na vida de muitas pessoas, além de toda energização e emoção que ele traz para a vida de um individuo. Logicamente, no futebol profissional existe o aspecto de alcançar a melhor forma, o melhor resultado, o melhor rendimento. Mas não podemos limitar o futebol somente a isso. Senão, transformamos os clubes em meras empresas e torcedores em meros espectadores, como acontece com muitos clubes-empresas que existem por aí. Mas é claro que queremos e torcemos para ver o nosso time ganhar muitos títulos e fazer a alegria dos torcedores. Falo tudo isso como profissional da Educação Física que enxerga no esporte um meio de transformação, mas sem desconsiderar o esporte de alto rendimento.

Lembro-me da primeira vez que fui a Belo Horizonte, no ano de 2006. Saindo da minha pequena Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, com apenas 13 anos, acompanhado de meu pai. Foi uma emoção chegar à Grande BH, pois era tudo diferente daquilo que já tinha vivido. Mas o que marcou a minha passagem pela capital mundial do Galo (como diz Milton Neves) foi assistir ao jogo do Atlético no Mineirão lotado, com mais de 50 mil torcedores, em um jogo da Série B contra o Brasiliense. Uma imagem e um momento que não saem da minha cabeça. Ali eu enxergava, sentia e vivia toda a energização que o esporte proporciona. Ali eu percebia a grandeza do Atlético, que mesmo na série B batia recordes de público. Portanto, o escudo, o nome da instituição (Clube Atlético Mineiro), a mascote (Galo) e sua imensa torcida, e sua camisa preta e branca já são suficientes para dizer: o Atlético, o Galo é GIGANTE.

Sim, temos títulos!

O Atlético tem sim títulos. E são títulos que não somente ficaram na história do clube, mas na história das competições. A exemplo disso temos a Libertadores de 2013 e a Copa do Brasil de 2014, que foram conquistadas de forma emocionante e na superação.

Somos os maiores campeões do Mineiro, primeiro campeão do Brasileirão, bicampeão da Copa Conmebol, campeão da Recopa Sul-Americana, fora os títulos que escaparam por erros de arbitragem.

Além disso, o Atlético conquistou títulos que deveriam ser mais valorizados, como a Copa dos Campeões de 1937, título que cantamos no nosso hino, e a Copa dos Campeões do Brasil, de 1978. E sim, somos “Campeões do Gelo”, título conquistado depois de uma excursão pela Europa, em 1950, quando levamos o nome do clube, de Minas e do Brasil pelo mundo. Por isso, cantamos: “Honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial.”

Aqui é GALO!

13 comentários em “A grandeza de um clube vai além de títulos; mas sim, o Atlético tem títulos!

  • 13 de janeiro de 2020 em 10:10
    Permalink

    Perfeito! Onde assino? Sempre digo que o nosso maior título é o prazer de vestir essa camisa. 6 milhões de pessoas sabem bem o que isso significa. Saudações atleticanas!

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2020 em 10:14
    Permalink

    KKK. Tá bom, se isso te consola legal. Não esqueça o freezer tem que estar sempre ligado, senão o troféu derrete. Ahahahahah

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2020 em 10:33
    Permalink

    hahahahahahahahahahahhaha “Uma vez até morrer!”
    Tem como “desler” isso?

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2020 em 11:45
    Permalink

    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Um ótimo texto, aliás um texto emocionante. Parabéns. A grandeza foi descrita com maestria pelo ilustre escriba.
    A grandeza está em ser o primeiro time brasileiro a excursionar pela Europa, a grandeza está em cair para a segunda divisão e se despedir do time em pé no estádio cantando o hino e dando uma demostração de amor e devoção a este time, para o brasil inteiro ver, e voltar a divisão de elite pela porta da frente, e sim eu comemorei muito aquele título, pois eu estava lá, a grandeza está em ter levantando uma bandeira de apoio a uma doença da mãe de um dos maiores jogadores de todos os tempos e levá-lo as lágrimas, a grandeza está no fato de termos ficando mais de 40 anos sem nenhum título grandioso e de expressão e mesmo assim continuarmos batendo recordes e mais recordes de público, o Galo é o que é por nos Atleticanos, nós não vivemos por títulos, nós vimemos pelo Galo, e esse sentimento poucas torcidas o tem. O GALO é GIGANTE e sempre será, pois ele é o time do povo. NÓS TORCEMOS CONTRA O VENTO. Simples Assim.

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2020 em 11:55
    Permalink

    Pensamento pequeno por isso o tlme é monotitulo. Pensamento assim ajudam aos dirigentes iludirem os torcedores. O Atlético só será um dia grande quando a torcida tiver um pensamento vitorioso.

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2020 em 12:19
    Permalink

    Este titulo de 1937 merece ser considerado como campeonato brasileiro, já que outros bem menos relevantes foram considerados, e por fax pela cbf.

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2020 em 13:40
    Permalink

    Hahhahahahahaahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha! Otimo texto cômico. Nunca ri tanto, Angel vc deveria enveredar para a carreira de comediante!

    Resposta
    • 13 de janeiro de 2020 em 15:44
      Permalink

      Boa tarde!

      Acho que vc está confundindo, o altor do texto é Yasser. Eu “apenas” postei. Abraços.

      Resposta
  • 13 de janeiro de 2020 em 13:47
    Permalink

    No mais, no esporte, ” o importante é competir”, quantidade de títulos de expressão prá que? O que vale é ter um título…”uma vez até morrer…”

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2020 em 14:06
    Permalink

    Na verdade são 3 títulos que valem em toda história o resto é porcariada.U m clube com 112 anos, é muito pouco, por isto o atlético é um clube mediano do futebol brasileiro.

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2020 em 14:18
    Permalink

    POBRE E EXTINTA MARIA. ESTÁ MUITO AMARGURADA.

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2020 em 14:34
    Permalink

    Tem que parar com esse papo.
    A gente quer títulos sim!
    Para o tamanho que tem o Galo, temos pouquíssimos títulos de relevância nacional e internacional.
    Temos que parar de achar que somos sempre roubados e fazer a nossa parte, que é passar por cima do adversário.

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2020 em 14:42
    Permalink

    São dois clube de segunda divisão Atlético e Cruzeiro, isto é fato, porém o Atlético tem 3 míseros títulos, contra 12 do Cruzeiro são 4 vezes mais, fato, números frios, o resto é perfumaria e porcariada. sem argumentação.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *