Bica, base: resumo das categorias de base entre 06 e 12 de setembro

Foto: Bruno Sousa

 

Por: Vinícius França

No ar mais uma edição do quadro “Bica, base!”. O intuito deste é relatar, semanalmente, o que aconteceu nas categorias de base do clube nos últimos dias. Chegadas, saídas, partidas realizadas e mais. Tudo você acompanhará aqui. Os dias considerados foram entre 06 e 12 de setembro.

SUB-16
Na última semana, a equipe comandada pelo técnico Joãozinho voltou a campo pela semifinal da Copa União Sub-16 e goleou o Arena 7, no campo 4 da Cidade do Galo, pelo placar de 8 a 0. Com o resultado, o Galinho avançou para a final, onde enfrentará o Minas Boca, que eliminou o Cruzeiro. Invicto, o Atlético faz a finalíssima neste domingo (19), todavia, ainda sem horário definido.

SUB-17
Durante a semana, o meio-campista Paulo Gustavo, de 16 anos e que atua no Sub-17, assinou seu primeiro contrato profissional com o Atlético, com duração de três anos, até meados de 2024. Natural de Vila Velha-ES, o atleta chegou ao Clube aos 11 anos e pode atuar em diversas funções, tanto no meio-campo quanto na defesa. A multa rescisória para o exterior, como vem se tornando rotineira no alvinegro, é alta, ultrapassando 300 milhões de reais.

Como vem ocorrendo nas últimas semanas, a equipe Sub-17 entrou em campo duas vezes. O primeiro embate, válido pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil da categoria, ocorreu na tarde de terça-feira (07), fora de casa contra o Londrina. E o Galo voltou a vencer, desta vez por 2 a 1 (6 a 3 no agregado), e avançou para as quartas de final do torneio, onde enfrentará o Porto Vitória-ES que eliminou o São Raimundo-RR. Os confrontos ocorrerão nos dias 21 e 28 de setembro.

Já no sábado (11) pela manhã, em duelo do Campeonato Mineiro, o time comandado por Lucas Batista recebeu o Minas Boca, na Cidade do Galo, e venceu por 2 a 1, com os tentos sendo marcados por Cadu e Lucas Pessoa. Com mais um resultado positivo, o Atlético ocupa a segunda colocação da competição com nove pontos conquistados em quatro partidas, ficando atrás do Cruzeiro.

SUB-20
O time treinado por Marcos Valadares foi a campo apenas no domingo (12) pela manhã, no Campeonato Brasileiro, onde enfrentou e bateu o Vasco – ex-time do treinador – por 3 a 1 no Sesc Venda Nova. Contando com as presenças do volante Neto e do atacante Sávio, ambos do profissional, o Galinho mostrou mais uma boa atuação. Luiz Filipe (dois belos gols) e Felipe Felício marcaram os tentos alvinegros. Savinho ainda contribuiu com uma assistência. Após a vitória e com a sorte de tropeços de São Paulo e Athletico-PR, o Galinho assumiu a liderança do Brasileiro Sub-20.

Ainda com a indecisão da realização da partida entre Minas Boca e Inter de Minas, válida pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro Sub-20, o torneio terá prosseguimento nas quartas de final. O Atlético disputou a ida, em Muriaé, contra o Nacional, há mais de um mês e venceu por 4 a 0. O segundo jogo ocorrerá nesta quarta-feira.

AGENDA DO GALINHO
Dentre os jogos já confirmados para esta semana – já que a final da Copa União Sub-16 não tem horário oficializado -, um é da equipe Sub-17. O plantel orquestrado por Lucas Batista atua no sábado (18), às 10h30, contra o Futgol em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro Sub-17. O duelo ocorrerá na Arena Santa Luzia, em Contagem.

Depois de mais de um mês sem atuar pelo torneio, a equipe Sub-20 entra em campo nesta quarta-feira (15), às 15 horas, contra o Nacional de Muriaé. Após vencer a ida no dia 11 de agosto por 4 a 0, o Galinho joga na Cidade do Galo com expressiva vantagem para se classificar para a semifinal.

Já pelo Campeonato Brasileiro Sub-20, o time de Marcos Valadares entra em campo para enfrentar o Fortaleza e manter a liderança do torneio no próximo domingo (19), às 15 horas, no CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú-CE.