Atualizando a Arena MRV- DAIA e LI

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 

 

Por Betinho Marques e revisado por Jéssica Silva

DAIA  “tá quase”

O Fala Galo apurou que o DAIA (Documento Autorizativo de Intervenção Ambiental) que permite a supressão de espécies arbóreas, expedido pelo Instituto Estadual de Florestas no governo estadual foi protocolado no início da semana, com previsão de emissão de um a dois meses, em função dos trâmites internos do IEF. O órgão esperava da Arena MRV, respostas sobre vários questionamentos.Vale ressaltar ainda que o DAIA é a nona condicionante dentre as 50 listadas pela PBH. Agora, a Arena MRV aguarda a análise dos seus documentos pelo órgão estadual para seguir também com a LI na Prefeitura de Belo Horizonte.

Licença de Implantação e tecnologia para a Massa acompanhar a Obra
Na segunda-feira, 01/07, o FG entrevistou o idealizador da Arena MRV, Rubens Menin, que acredita que nos próximos meses a obra terá sua LI (Licença de Implantação) e começará a tão sonhada obra. O fundador da MRV ainda adiantou que no próximo mês a equipe que comanda a empreitada, liderada pelo CEO, Bruno Muzzi, anunciará um formato altamente revolucionário de acompanhamento da obra e que isso acalmará a ansiedade da Massa. Vale lembrar que a MRV já utiliza aplicativos para que seus clientes tenham em tempo real os percentuais de andamento das suas obras. 

As 50 condicionantes da LI
Apurado pela reportagem, as reuniões e ajustes de atendimentos às condicionantes estão sendo discutidas semanalmente. A equipe trabalha sem cessar. Nos bastidores, os grandes envolvidos no projeto e no processo de viabilização da prefeitura sempre relatam e alertam sobre a necessidade da torcida acompanhar o processo e cobrar celeridade para que os documentos saiam das mesas.

Após a audiência pública do Ministério Público (18/06/2019), com manifestação inclusive do promotor Marco Antônio Borges, que elogiou (ele não é cruzeirense) o processo de legalização da Arena, o licenciamento ganhou mais força.

Ainda no sábado anterior à audiência, 15/06/2019, o Fala Galo confirmou em primeira mão (link abaixo) que o juiz Maurício Leitão Linhares indeferiu o pedido anônimo de suspensão da Licença Prévia, concedida por unanimidade no COMAM (Conselho Municipal do Meio Ambiente) em 12/04/2019.

No entanto, mesmo com a evolução, a ansiedade de todos é muito grande, principalmente de quem está à frente do empreendimento, inclusive no que se refere à preocupação com os custos. Há queixas de que a PBH não evoluiu muito nos diálogos das condicionantes no período que o MP solicitou a suspensão da LP através da Tutela Cautelar de Urgência , em situações que poderiam caminhar de forma paralela até a apreciação do juiz. Das condicionantes ambientais, vale destacar os itens 12 e 13 que tratam da Gestão Ambiental e do projeto paisagístico das áreas internas e externas.

Mobilidade e Interesse Social
A mobilidade urbana vive épocas de transformação. Mesmo sabendo da dificuldade atual das linhas de ônibus escassas, as melhorias propostas devem incluir, inclusive, as ciclovias para facilitar os acessos à Arena Multiuso. Estão previstas duas: uma no entorno da arena e outra na ligação entre a estação do metrô e a Arena. A última, com grande dificuldade de implantação em razão do caminhamento.

Condicionante 32 da LP – “Deverão ser propostas rotas cicloviárias para implantação no entorno da Arena e de ligação desta com a Estação de Metrô Eldorado, conforme proposta apresentada pelo empreendedor nos estudos. As ciclovias não devem adotar apenas a sinalização indicativa, sendo necessário garantir a separação física da mesma da faixa de circulação de veículos automotores. Caso a execução desta condicionante apresente inviabilidade técnica e/ou legal, deverá ser apresentada justificativa acompanhada de proposta alternativa para a implantação de ciclovia com a mesma função.”

Em contato com o Secretário Adjunto, Reginaldo Mendonça Junqueira informou que o processo caminha bem, com várias reuniões programadas, inclusive com algumas para a próxima semana com a Secretaria de Saúde para tratar da implantação do posto de saúde, entre outros assuntos, referentes ao interesse social.

 Os trabalhos continuam! 

 

ENTREVISTA COM DOUTOR RUBENS MENIN, PRESIDENTE DA MRV E O GRANDE IDEALIZADOR DA ARENA MRV:

 

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Instagram:instagram.com.br/falagalo13
Facebook:facebook.com.br/falagalo13
Twitter: twitter.com.br/falagalo13
Youtube:youtube.com.br/falagalo13

Angel Baldo

Mineiro de nascença, mas Paulista de criação. 30 anos, Administrador e Engenheiro Mecânico. Atualmente residindo na cidade de Uberlândia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *