Arena MRV – Mais verde e menos aridez: ações sustentáveis

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 

 

Betinho Marques
Do Fala Galo, em Betim
26/11/2019 – 13h13

Diante da necessidade de manter harmonia entre a demanda de crescimento da cidade, e considerando uma proporcionalidade razoável entre o verde e o concreto, muito foi cobrado para que o projeto da Arena MRV contrariasse as atrocidades cinzentas que acabaram por completo com o verde encantador que cercava o antigo Mineirão.

Desde o início do empreendimento, sabendo da demanda de desenvolvimento da cidade e da valorização, inclusive, do bairro Califórnia, a maior parte da população abraçou a causa da nova casa atleticana. Porém, até por formação acadêmica, cobramos estas harmonias verdes de forma a manter funcional o estádio, porém, sem perder o visual agradável. Evidentemente, até por patologias técnicas e construtivas, o estudo de colocar espécies arbóreas depende inclusive do tipo de raiz que pode “trabalhar” em sintonia com a funcionalidade do estádio. Além de desejar os jardins, é importante ser razoável com as necessidades e realidades de empreender sem devaneios.

Na foto abaixo, um comparativo do Mineirão antes e após as intervenções da reforma para a Copa de 2014:

 

Considerando uma área permeável de 49.001,63m² (42,10%), o projeto paisagístico da Arena MRV, realizado pela Forma Garden, prevê na esplanada menos aridez e soluções modernas para a ocupação agradável do espaço.

 

Legenda do Projeto (numeração em vermelho na planta)

Área 1 (legenda) – Do lado esquerdo da esplanada, foram dispostas vegetações nativas que formam um pequeno bosque com árvores e algumas palmeiras para dar impacto inicial. O objetivo é que essa vegetação crie uma barreira diminuindo o impacto de ruídos para o bairro além de proporcionar sombra e ambiência para o acesso e para a esplanada. Em função da contenção de solo grampeado, na área estreita entre a esplanada e a rua Cristina Maria de Assis foram inseridos apenas árvores de pequeno porte para não comprometer a estabilidade do talude.

Área 2 – Foi proposta a disposição de Palmeiras Imperiais (à direita da área 1), formando uma linha vertical que marca o acesso e gera referência para o entorno além de manter a permeabilidade visual para a cidade.

Área 3Praça linear: foi inserido um grande pergolado para proporcionar sombra e trazer a escala humana. Na jardineira que fica à margem da esplanada, além de arbustos e forrações foi especificado Areca Bambu formando um grande plano de fundo, ambientando o espaço proporcionando, desde o início do plantio, sombra, barreira sonora e visual.

Observação: Areca Bambu é uma espécie de pequeno porte (3 a 6 metros cultivada em jardim e diâmetros de 10 a 12 cm) considerada pela NASA como purificadora do ar por remover gases tóxicos do ambiente e ainda possui habilidade de remover o sal acumulado nos seus substratos. É uma espécie resistente ao ataque de pragas e doenças. É uma palmeira que forma touceira, ou seja, ela solta várias brotações ao redor da planta mãe e vai se espalhando pelo jardim.

 

Imagem da Praça Linear – Item 3 da legenda

Área 4Ilhas modernas na Esplanada – Nas caixas de escada que dão acesso do estacionamento à esplanada e na lateral do volume dos banheiros, foram criadas jardineiras para ambientar esse espaço. As espécies vegetais cumprem a função de tirar a sensação de aridez. Palmeiras que são mais resistentes à irradiação da laje e à forte insolação foram dispostas para marcar verticalmente essas ilhas. Espécies que proporcionam volumes e formas definidas, como o Viburno, preenchem toda área das jardineiras de forma também a evitar que as pessoas adentrem pelo jardim. As ilhas foram conformadas de modo que não se tornem barreiras ao fluxo de chegada, saída e evacuação do público, bem como a eventos e atividades que possam ocorrer na esplanada.

 

GOSTOU? Siga nossas redes sociais. Clique nos links abaixo e fique por dentro dos bastidores do Atlético.

Facebook: facebook.com.br/falagalo13
Instagram: instagram.com.br/falagalo13
YouTube: youtube.com.br/falagalo13
Twitter: twitter.com.br/falagalo13
Site: falagalo.com.br
Edição: Jéssica Silva
Edição de imagem: André Cantini 
Edição de texto: Angel Baldo

Angel Baldo

Mineiro de nascença, mas Paulista de criação. 30 anos, Administrador e Engenheiro Mecânico. Atualmente residindo na cidade de Uberlândia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *